“Treinem as pessoas para se reunirem continuamente em oração. Acorde-os com súplicas incessantes. Há uma arte santa nisso.” (C. H. Spurgeon)

segunda-feira, 9 de junho de 2008

Livre Arbítrio. Existe?

Ontem estive conversando com meu cunhado a respeito do Calvinismo.
Enfim... aquela questão de sempre: você é ou não escolhido? todas as coisas já estão predestinadas?
Para falar a verdade, eu não gosto muito de entrar no mérito da questão. Quero é viver a Palavra, honrando ao Senhor e o servindo. Ser transformada de glória em glória. E viver em santidade, porque sem esta não verei o Senhor. Sei que um dia O recebi como meu Salvador e Senhor, entendo porque eu preciso reconhecer o plano da salvação. Fui criada para Ele.
Mas ontem ele me falou algo que ouviu uma vez que tem me feito pensar. Ele falou que quando aceitamos a Jesus não temos mais livre arbítrio. Na hora, eu questionei; mas em seguida ele mencionou este versículo : - não vivo mais eu, mas Cristo vive em mim.
Eureca! Isso mesmo. Se analisarmos esta verdade que Paulo afirmava. Ele não tinha mais vontade própria, porque era TOTALMENTE guiado pelo Espírito de Deus. Ora, se ele não mais vivia, significa que a pessoa que nel morava tomava todas as decisões por ele. Paulo simplesmente se anulou, pela graça de Jesus, e deixou o Espírito dirigir a vida dele.
Foi o mesm o que João disse: - convenha que tu cresças e eu diminua.
Mas como é difícil abrir mão do livre arbítrio para deixar outra pessoa que mora em nós, fazer o que quiser. Não uma pessoa qualquer, mas o próprio Deus!
Caraca, como seria o mundo? O que aconteceria se não impedíssêmos o Espírito de Deurs agir e tomar as decisões por nós?
Ai... menos de mim! Ainda luto, ou lutamos, com o nosso eu. O Espírito iniste a dizer: - você precisa deixar seu mundo e infiltrar-se no meu!
- Como é difícil Senhor !!! Sei que para que haja a manifestação nossa, como filhos de Deus, para que haja um avivamento é necessário esquecer de mim mesmo e lembrar mais do Senhor , deixar seu Espírito viver por mim.
Estou no processo....

2 comentários:

by Carioca disse...

Que leis, doutrinas, nomes e nós diminuamos pra que Ele cresça e ponto!
Gostei muito do texto.
Sapeia lá no www.jesusnoatacado.blogspot.com
Marketing e vida cristã e essa semana é fcuk!
Abs

Jesus, único Salvador disse...

Eu também..."estou no processo..."
O problema é que o processo arrasta-se indefinidamente...
Bem-haja pela sua mensagem!