“Treinem as pessoas para se reunirem continuamente em oração. Acorde-os com súplicas incessantes. Há uma arte santa nisso.” (C. H. Spurgeon)

sábado, 17 de novembro de 2007

Geração de Inconformados


Ouvi este termo pela primeira vez em uma rádio evangélica ao mencionar sobre um grupo de louvor de uma igreja muito conhecida, aqui no RJ. Na época, pensei em ser um termo estranho para um grupo. Bem, publicitariamente falando, era estranho para mim. Não soava bem. Entretanto, este termo se tornou mais significativo há alguns dias e tem sido motivo de minhas orações. Este termo surgiu quando no último feriado eu e algumas amigas nos reunimos para orar sobre algumas coisas que têm nos deixado inconformadas Geração de Inconformados! É assim que queremos ser vistas agora. Diante de Deus e diante dos homens. Clamamos para que isto pudesse ser gerado mais forte, dia após dia, em nossos corações diante do que vemos e nos levar a fazer alguma coisa.

Tentando lembrar na bíblia um exemplo deste, encontrei, ou melhor, lembrei de Neemias. Ele mais do que qualquer outro retrata bem um “incomodado” com a situação a qual seu povo, sua origem, sua história, se encontravam. Sem muito saber, a princípio, que atitudes eficazes tomar, ele deixou ser levado por este sentimento de inconformidade e punha-se a se lamentar.

O interessante é ver que Neemias estava em outro lugar quando soube do estado catastrófico que os judeus estavam. Ele sabia que eles estavam em cativeiro por 70 anos; mas queria saber a real situação. Talvez Neemias não estivesse tão preparado para saber como realmente a glória de Judá estava.

O nosso problema é que temos dificuldades para enxergar a situação como é. Reconhecê-la. E não como parece ser. E tomar uma atitude.

Percebi, neste momento, ao ler minha bíblia, que diante de Neemias deve ter passado um vislumbre de tudo quando relataram para ele: “ Quando ouvi estas coisas, sentei-me e chorei” Meu Deus pensei: - quantas vezes “ouvimos estas coisas” e não fazemos nada!! Parece que ficamos tão acéticos que “ouvimos estas coisas” e não conseguimos sentir nada!! A indiferença toma conta. Tanto faz , tanto fez. Um dia melhora... Se quer sentamos e choramos. Por quê? Por quê ficamos assim?

A minha indagação é: porque Neemias sentou-se e lamentou-se? O quê de tão profundo fez com que ele tomasse tal atitude? Talvez o que hoje “ouvimos” seja pior, mas estamos em uma total letargia.
Será que realmente conhecemos a Deus? Por que não nos importamos mais?Acho que resposta esta no fato de não nos sentirmos como cidadãos do Reino. Não há em nós o senso nacionalista, como para os judeus isto significa uma glória e defendem até a morte o fato de serem o povo escolhido por Deus. O povo especialmente criado e separado por Ele.
Neemias passou dias... há se pudéssemos saber quantos foram os dias! Quando nos propomos a orar sobre algo, que um líder pede, isto nos leva a uns minutos. E acaba tudo ali.
Geração de inconformados como Neemias ficou. A única coisa que podia fazer era lamentar-se, a saber, prantear, arrepender-se pelo povo, jejuar e orar. Neemias conhecia a sua história. A formação de seu povo. O Deus deste povo que era fiel à Aliança. Judá e Israel tinha todo um histórico diante das nações. Histórico de um povo temido por causa do seu Deus.

Que atitudes temos “quando ouvimos” o estado de nossa igreja, de nossa cidade, de nosso país?
Sinceramente queria ouvir e prantear. Mas ainda não consigo. Se o Senhor não gerar isto em mim , o que acontecerá?
Por isto, oro para que aquilo que leio em livros um dia viva. Quero ver desperta mento e movimentos espirituais na minha época nos locais em que Deus me levar. Eu quero ver um despertamento espiritual nas nossas igrejas, nas universidades, no RJ, no Brasil e em várias nações.

Um comentário:

Priis disse...

É, Lili. Me sinto meio apática às vezes, não me vejo vivendo o que leio, vejo distante de mim o que acho que deveria sentir, deixar correr nas veias. Vejo preocupações tão mundanas em mim...infelizmente sou obrigada a admitir q tenho q mudar por dentro primeiro para mudar o mundo...e isso conseguimos orando juntos e separados, cada vez mais, de forma mais intensa, pedidno um coração disposto a pagar o preço. Temos que nos livrar d tudo q não "convém". Precisamos de temperança. Isso, só Deus nos dará no tempo dEle. A nossa parte é dedicarmos cada vez mais das nossas vidas ao que nos trouxe até aqui e nos sustenta com seu amor e paz,suprindo todas as nossas necessidades mesmo qdo somos extremamente egoístas e impuros de coração. Precisamos de conhecimento, oração, comunhão.Precisamos de mais amor!!!!!!