“Treinem as pessoas para se reunirem continuamente em oração. Acorde-os com súplicas incessantes. Há uma arte santa nisso.” (C. H. Spurgeon)

domingo, 14 de outubro de 2007

Tudo Posso Naquele que me fortalece

Faz algum tempo gostaria de falar sobre este versículo. Na verdade, parece que gosto de pegar frases que ouvimos e dali destrinchar algumas questões, né?
Esta é uma frase típica da qual ouvimos desde que nos convertemos ou crescemos na igreja. Como se tornou tão conhecida por muitas pessoas, parece que para algumas delas mesmas ela não passa de uma frase positiva como a de tantas outras proferidas por psicólogos em livros de auto-ajuda. Às vezes, observo que alguns artistas usam esta frase para "representar" suas vidas; outra situação é quando há concursos a nível de mídia e os canditados a utilizam também. Eu já cheguei a ouvir uma candidata à ser melhor passista, em um programa conhecido, usá-la. Aquilo me deixou muito de .... de boca aberta!! Pessoas que não tiveram encontro com Deus a usam.
Como deve ser para Deus observar que as palavras apenas saem de suas bocas, mas as pessoas não têm a mínima noção do peso e significado de cada palavra de Deus!?
É lindo ver quando Deus diz : "Meu filho escute o que lhe digo; preste a atenção às minhas palavras. Nunca as perca de vista; guarde no fundo do seu coração, pois são vida para quem as encontra e saúde para todo o seu ser" Pv 4.21-23
A tendência é usá-la apenas para situações favoráveis para si mesma. Se há um concurso, na hora da prova dizemos : - tudo posso naquele que me fortalece! ; vamos participar de uma seleção de emprego e proferimos baixinho: - tudo posso naquele que me fortalece!; queremos comprar um bem: - tudo posso naquele que me fortalece!
Observamos apenas um lado do uso do verbo "poder", no sentido de tomar posse de tudo. Entretanto, se pararmos para analisar em que situação o apóstolo mencionou, ele não usou propriamente neste sentido senão o da "capacidade" para suportar todas as coisas e não para ter todas as coisas ou ser alguém que acha que é merecido ser à luz de seus próprios conceitos.
Infelizmente, muitos não a usam neste contexto de que em Cristo podemos suportar quaisquer circunstâncias porque Ele nos fortalece, ajuda, orienta, consola, dirige, supre, até o propósito final daqueles momentos.
Na alegria ou na tristeza, na bonança ou na tribulação, perigo ou espada, na saúde ou na doença, no ganho e na perda, na vida ou na morte, possamos entender que o Senhor nos fortalece para passar por essas fases até alcançarmos o prêmio de nosso chamado à salvação.
Podemos ter, ser e viver naquele que nos fortalece de acordo com seus padrões e sonhos para as nossas vidas.
"Eu quero mias que palavras positivas, eu quero palavras de vida que vem de teus lábios Senhor!"

Um comentário:

Unknown disse...

Oii Lily..

muito bom o post. Verdadeiramente muitos não entendem o significado deste versículo. Ahh, se soubessem onde Paulo estava naquele momento, ou se pelo menos olhassem o contexto em que dizia que ele aprendeu a viver contente em toda e qualquer situação. Portanto ele tudo podia naquele que dava forças à ele para suportar. Se soubesse o tipo de morte que Paulo teve.

Que possamos tudo naquele que nos fortalece. Que estejamos dispostos a poder tudo mesmo, seja o que for.

Deus te abençoe querida irmã.